Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bibliotecas em Ação

A Biblioteca Escolar continua contigo! Com todos! Navega, descobre-a e rentabiliza os recursos que te oferece. Nós estamos aqui. E vocês?

Livros Humanos: Uma conversa com Natércia Maia (esposa do falecido Capitão Salgueiro Maia)

Semana da Leitura - 25 de março

26.03.24

Ainda a comemorar a Semana da Leitura e em plena Semana Cultural do Agrupamento, no dia 25 de março, a Biblioteca Escolar da ESAG teve a honra da presença de um livro especial, o “Livro Humano” Natércia Salgueiro Maia. A metáfora, sendo intencional, deu aos nossos alunos a mesma possibilidade de aprenderem sobre o 25 de Abril, “folheando” o testemunho vivo de uma vida real ao lado do Capitão Fernando Salgueiro Maia.
Fomos “lendo”, através da sua esposa, nas “linhas e entrelinhas” da memória viva de um herói, a pessoa e o cidadão que foi este militar, que liderou o Movimento das Forças Armadas e, desde cedo, se viu imbuído do sonho de ter o seu país livre da Ditadura, onde a igualdade e equidade seriam uma realidade. Sentimo-nos todos muito próximos do herói, com a partilha, simpática e afetiva, de acontecimentos que ultrapassam os factos históricos que vêm registados nos livros. Ainda que esteja bem presente na memória uma frase, simples e grandiosa, do seu esposo -“Só fiz aquilo que tinha de ser feito”-, era visível no brilho dos olhos da nossa convidada o óbvio orgulho no cidadão crítico e ativo que, até aos seus últimos dias, foi sempre “mandando recados” aos decisores políticos, no sentido de honrarem os valores de Abril. Na impossibilidade inexorável de estar entre nós, o herói Salgueiro Maia esteve connosco na “Aula de Cidadania” dada de forma emotiva pela sua esposa Natércia que, habituada aos espaços escolares pela sua condição de professora, foi deixando bem presente uma mensagem de responsabilidade social, em que os nossos jovens participem ativamente na vida política do seu país, o que só poderá acontecer se tiverem acesso ao conhecimento bem como à liberdade de escolha e expressão.
Fazendo jus ao mote da Semana Cultural “O que nos move, a Liberdade”, a dinamização desta atividade da Biblioteca Escolar, denominada de “Livros Humanos”, cumpriu o propósito de tornar bem vivo, real e humano o testemunho daqueles que viveram o antes e o depois do 25 de Abril e estiveram na linha da frente na construção de um país democrático, muito particularmente o Capitão de Abril Salgueiro Maia.

Orientação: Prof. Teresa Pereira

434189351_8068329239861006_5459629322376349559_n.j434376168_8068328329861097_1987498544917164748_n.j