Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bibliotecas em Ação

A Biblioteca Escolar continua contigo! Com todos! Navega, descobre-a e rentabiliza os recursos que te oferece. Nós estamos aqui. E vocês?

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Celebrar a língua que nos une

Bibliotecas Escolares, 05.05.22

"Em 2019, a UNESCO declarou o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
O português encontra-se entre as cinco línguas maternas mais faladas do mundo: são mais de 290 milhões de falantes, estimando-se que, no final do século, este número ascenda a 487 milhões."

"As palavras são boas. As palavras são más. As palavras ofendem. As palavras pedem desculpa. As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras são dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas. As palavras estão ausentes. Algumas palavras sugam-nos, não nos largam: são como carraças: vêm nos livros, nos jornais, nos «slogans» publicitários, nas legendas dos filmes, nas cartas e nos cartazes. As palavras aconselham, sugerem, insinuam, ordenam, impõem, segregam, eliminam. São melífluas ou azedas. O mundo gira sobre palavras lubrificadas com óleo de paciência. Os cérebros estão cheios de palavras que vivem em boa paz com as suas contrárias e inimigas. Por isso as pessoas fazem o contrário do que pensam, julgando pensar o que fazem. Há muitas palavras."

José Saramago, Deste Mundo e do Outro

Como forma de assinalar este dia, deixamos um catálogo temático com um conjunto de recursos, de informações e de propostas.
Tenham um Bom Dia Mundial da Língua Portuguesa!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.